REDUÇÃO DA MASSA CORPORAL DE RATOS INDUZIDOS AO DIABETES E EXPOSTOS AO TABAGISMO E DIETA HIPERCOLESTEROLÊMICA TRATADOS COM CARQUEJA


1Flavio de Souza Júnyor, 2PAULA MONTANHINI FAVETTA, 3MARCELO ALBERTO ELIAS, 4WESLEY ALVES TRINDADE, 5NATALIA NAMIE MIZUGUCHI, 6RICARDO DE MELO GERMANO


1Discente do Instituto Federal do Paraná - Bolsista PEBIC-JR CNPq/UNIPAR
2Doutoranda em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da UNIPAR - Bolsista PROSUP/CAPES
3Doutorando em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da UNIPAR
4Mestrando em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da UNIPAR - Taxista PROSUP/CAPES
5Discente do Curso de Enfermagem da UNIPAR - Bolsista PIBIC
6Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da UNIPAR

Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (2019), doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morte no mundo, sendo responsáveis por 32% da mortalidade em 2017. Dentre suas múltiplas causalidades estão os fatores de risco modificáveis adquiridos ao longo do tempo e relacionados a hábitos de vida inadequados, como o tabagismo, diabetes mellitus, obesidade e dislipidemia (SOUZA et al., 2019). A obesidade é acompanhada de uma maior morbidade e uma menor longevidade, estando fortemente associada a outros fatores de DCV (MENDES et al., 2006). Devido a essa alta morbimortalidade, há uma grande necessidade de se desenvolver novos agentes terapêuticos com maior eficácia e menos efeitos colaterais. Dentre as terapias consideradas promissoras para DCV está o tratamento com a espécie Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja, utilizada devido seus efeitos hepatoprotetores e hipocolesterolêmicos (SOUZA et al., 2019).
Objetivo: Analisar os efeitos do extrato de B. trimera sobre a massa corporal de ratos induzidos ao diabetes mellitus e expostos tabagismo e dieta hipercolesterolêmica. 
Material e Métodos: Todos os procedimentos realizados no presente estudo foram aprovados pelo comitê de ética da UNIPAR (protocolo n. 1000/2018). Foram utilizados 25 ratos machos da linhagem Wistar, com massa inicial média de 324,5g. Os animais foram divididos em cinco grupos (n=5/grupo): C- (animais normoglicêmicos, não dislipidêmicos e não tabagistas); C+ (diabéticos, dislipidêmicos e tabagistas, tratados com veículo); BT30 (animais diabéticos, dislipidêmicos e tabagistas tratados com 30 mg/kg de B. trimera); BT100 (animais diabéticos, dislipidêmicos e tabagistas tratados com 100mg/kg de B. trimera) e BT300 (animais diabéticos, dislipidêmicos e tabagistas tratados com 300mg/kg de B. trimera). A indução ao diabetes ocorreu após jejum de 12 horas, via intraperitoneal 60mg/kg de estreptozotocina. Após a indução do diabetes, os animais receberam dieta padrão comercial da marca Purina® com 0,5% de colesterol da Sigma-Aldrich® em 6,75ml de óleo de milho para cada 75g de ração comercial para a indução da dislipidemia. Em seguida, os animais foram expostos à inalação de ar filtrado ou fumaça de nove cigarros comerciais (0,8mg de nicotina, 10mg de alcatrão e 10mg de monóxido de carbono), cinco dias por semana, durante uma hora por dia, por quatro semanas. O tratamento com as diferentes doses de carqueja ocorreu nas últimas duas semanas de experimento, via gavagem, uma vez por dia, diluído em água filtrada. Após as quatro semanas de experimento, os animais foram submetidos a um jejum de 12 horas, posteriormente, foram coletadas amostras de sangue para avaliar os níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeos e tiveram novamente suas massas medidas. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística pela ANOVA e quando houve diferença, foi realizado o pós-teste T, para confirmação dos dados, utilizando-se o software Bioestat®. 
Resultados: Após o experimento, verificou-se alterações nas massas corporais dos animais estudados. A massa média corpórea do grupo C- alterou de 329,6g para 379,0g, evidenciando um ganho equivalente a 13,03% em relação à massa média inicial. Em relação aos demais grupos, observou-se uma redução da massa corpórea, sendo, no grupo C+ massa inicial 248,8g e massa final 244,2g, BT30 massa inicial 284,8g e massa final 257,2g, BT100 massa inicial 268,0g e massa final 233,4g, BT300 massa inicial 256,6g e massa final 250,0g. Nesse sentido, após a análise estatística dos dados pelo Teste T, foi constatado uma redução significativa no grupo BT100 quando comparado aos demais grupos analisados, que foram induzidos ao diabetes, tabagismo e dieta hipercolesterolêmica. Além disso, verificou-se que o extrato de B. trimera reduziu os valores de perfil lipídico nos grupos que receberam doses de 30 e 100 mg/kg quando comparado ao grupo C+, tratados com veículo. 
Discussão: De acordo com outros experimentos, como em Lívero et al. (2016), camundongos induzidos a esteatose hepática e tratados com 30mg/kg de B. trimera apresentaram níveis de triglicerídeos e colesterol total reduzidos. Ainda, Souza et al. (2019), neste mesmo modelo experimental, também na dose de 30mg/kg, encontraram redução no perfil lipídico, de colesterol e triglicerídeos.  Em vista disso, infere-se que a B. trimera reverteu estas alterações, o que pode ser atribuído a sua ação hipolipemiante. Souza et al. (2019), ainda apontam que a redução do perfil lipídico pode estar atrelada a atividade hipolipemiante da espécie B. trimera, capaz de reduzir a produção de gordura pelo fígado a partir do excesso de glicose, o que poderia justificar a perda de massa nos animais tratados com o extrato da carqueja. 
Conclusão: O tratamento com 100mg/kg de B. trimera apresentou-se significativo sobre a redução da massa corporal de ratos da linhagem Wistar induzidos ao diabetes mellitus e expostos ao tabagismo e dieta hipercolesterolêmica, esta redução pode estar associada a diminuição da síntese hepática de lipídios o que reduziria a deposição destes nos tecidos adiposos.

Referências
LÍVERO, F. A. R. et al. Hydroethanolic extract of Baccharis trimera ameliorates alcoholic fatty liver disease in mice. Chemico-Biological Interactions, v. 260, dez, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0009279716304252. Acesso em: 24 jul. 2020.
MENDES, M. J. F. L. et al. Associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes e seus pais. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 6, n.1,  mai,  2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292006000500007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:  24  jul.  2020.
PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION, WORLD HEALTH ORGANIZATION. 57th Directing Council: 71th Session of The Regional Committee Of Who For The Americas. Resolution CD57/8. Plan of action for the elimination of industrially produced trans-fatty acids 2020-2025. 2019.
SOUZA, M. M. Q. et al. Baccharis trimera (Less.) DC: An Innovative Cardioprotective Herbal Medicine Against Multiple Risk Factors for Cardiovascular Disease. Journal of Medicinal Food, v. 23, n.6, jun, 2019. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/full/10.1089/jmf.2019.0165. Acesso em: 24 jul. 2020.